segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Pin-ups de Gil Elvgren (Parte3)

Saiba um pouco mais desse grande artista!  e ajude a preservar a arte e a influência do melhor artista de pin-up na história da ilustração americana.
Clique na imagem para ampliar
Eu acredito que pode-se afirmar com segurança, sem argumento, que Gil Elvgren foi e continua a ser o melhor artista de pin-up que o mundo já conheceu. Cerca de um quarto de um milhão de pessoas no mundo já viram as obras de todos os artistas e setenta e sete do gênero através do livro "The Great American Pin-up". Se fossem convidados a dar um voto de top artista, estou certo de que Elvgren receberia a maioria.
 
A partir de meados da década de 1930 até 1972, Elvgren produziu mais de quinhentas pinturas de belas garotas e mulheres. Quase todas essas obras são óleo sobre tela. Elvgren continuamente superava a si mesmo, sempre melhorando em ideias, composição, cor e técnica.
 
Conforme os anos passaram, a influência de Elvgren foi sentida por dezenas de artistas mais jovens, que estagiou com ele, estudou seu trabalho, ou não procurou imitar "o mestre". Ele não só influenciou artistas que trabalham na tradição pin-up e outros ilustradores, mas ele também teve um efeito sobre a carreira de um dos artistas pop, Mel Ramos. O Photorealist pintor John Kacere sabia Elvgren e também lhe atribui inspiração pessoal.
 
Depois de "The Pin-up Great American" foi publicado e distribuído em todo o mundo em Inglês, Francês e Alemão, tivemos uma resposta esmagadora para Elvgren, incluindo pedidos constantes para ver mais de seu trabalho.
Fotografou a modelo Bettie Page, em 1950.
Ela é um mito. Mesmo após sua morte. Cultuada até os dias de hoje, “O Anjo Escuro” ou a “Rainha das pin – ups” com certeza deixou sua marca indelével na história recente não só do Cinema, como mais ainda, da fotografia, e porque não dizer, da ruptura do conservadorismo frente à sensualidade e/ou a expressão da beleza feminina.
Media 1,66m. Tinha como característica marcante sua incomparável franja negra que lhe cobria a testa, oriunda dos seus cabelos lisos e pretos. Não foi a mulher mais bonita de sua época. Certamente foi a mais sensual.
 
Nos anos de 1960 e 1970, ele era dono de uma galeria, "O Giro Girl", única galeria dedicada à arte pin-up durante esse tempo. Como Elvgren estava morrendo de câncer, então o amigo Art Amsie prometeu usar todos os seus esforços para ver que um livro Elvgren seria publicado um dia, uma vez que este tinha sido o sonho de Elvgren.
Praticamente toda a obra de Elvgren por Brown e Bigelow foi óleo sobre tela, medindo 30 x 24 polegadas (76,2 x 61 cm). A Louis F. Dow pinturas medem 28 x 22 polegadas (71,1 x 55,9 centímetros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário