sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Fugitivos

O Fugitivos foi inventado em 2010 por Cristiano Medeiros.
É um jogo de raciocínio e estratégica que tem como principal característica o fato de não haver um vencedor, mas sim um perdedor, pois o jogo é jogado até o fim, neste caso o jogador que já estiver cumprido seu objetivo do jogo, resta-lhe apenas assistir o restante do jogo.
Trata -se de um jogo para 2 ou 4 pessoas e é praticado em um tabuleiro quadrado, com 256 casas.
Jogadores: Para 2 até 4 jogadores
Peças: 36 peças; sendo: 9 peças verdes, 9 peças vermelhas, 9 peças amarelas, 9 peças azul.
Regras:
No centro do tabuleiro há um quadrado que delimita uma área na qual existem 36 casas e que constitui o centro (Delegacia), onde as peças são colocadas no início do jogo.
Nas quatro linhas externas que delimitam o tabuleiro, existem 36 casas que são refúgios (Liberdade), cuja função veremos mais adiante.
Se forem 2 os jogadores, cada um deles deve jogar 18 peças (azul e amarelo). Se forem 4 jogadores, cada um deles jogará com 9 peças (azul, amarelo, verde e vermelho).
Antes de ser iniciado o jogo, coloca a peça que representa o Policial em uma das casas do refugio.
Depois procede-se a um sorteio para determinar a ordem de jogada de cada participante. Feito isso, cada jogador, em sua vez, deverá colocar uma de suas peças em qualquer uma das 36 casas da Delegacia (o retângulo central do tabuleiro). Nessa fase inicial do jogo nenhuma peça se movimenta.
Quando todas as peças já tiverem sido colocadas na Delegacia, começa então a segunda fase do jogo. Nesse momento a policia hipoteticamente, vai descansar em uma das casas de refugio. Nesta hora os fugitivos aproveita para fugir em busca do refúgio (Liberdade), que são os quadrados situados nas margens do tabuleiro.
Cada jogador, em sua vez, tem o direito de mover uma única peça, deslocando-a para qualquer casa adjacente à casa em que se encontrava, desde que esteja vaga.
As peças podem deslocar-se nos sentidos horizontal, vertical e diagonal, como indicado na figura ao lado.
O deslocamento de uma peça pode ser feito também por meio de um salto por cima de uma peça (tanto amiga como inimiga) situada numa casa adjacente, terminando o movimento numa casa vaga imediatamente posterior à casa da peça por cima da qual se dá o salto. Esse tipo de deslocamento pode ser feito também em série e isso é possível quando, após o salto, a peça pode dar um novo salto por cima de outra peça adjacente.
Nesse jogo, o objetivo de cada jogador é levar suas peças para os refúgios, onde ficam teoricamente a salvo da polícia.
Atenção: Cada refúgio só pode ser ocupado por uma única peça.
Considerando que a rapidez no deslocamento é um fator essencial nesse jogo, cada jogador procurará executar o maior número possível de movimentos em salto com suas peças, a fim de que elas cheguem rapidamente aos refúgios. Portanto, é conveniente que o jogador tome cuidado com a posição de suas peças, de modo a impedir que elas sejam utilizadas para os saltos das peças adversárias.
Qualquer peça, de qualquer jogador, pode proteger-se em qualquer um dos 35 refúgios. Mas, como existem 36 peças em jogo, no final de uma partida sobrará sempre uma peça, que não conseguirá ficar protegida em um dos refúgios. O jogador que movimenta essa peça será considerado o perdedor.

Um comentário: