quarta-feira, 6 de maio de 2015

Dia Nacional da Matemática

O dia 6 de maio, de acordo com Lei aprovada pelo congresso Nacional em 2004, de autoria da Deputada Professora Raquel Teixeira.
A escolha desse dia se deve ao nascimento do professor de matemática Julio César de Mello e Souza, mais conhecido como pseudônimo Malba Tahan, nascido no Rio de Janeiro no dia 6 de maio 1895. Ele é o autor de um dos maiores sucessos literários de nosso país, o romance O Homem que Calculava, já traduzido em doze idiomas.
Embora tenha publicado ao longo de sua vida cerca de 120 livros sobre Matemática Recreativa, Didática da Matemática, História da Matemática e Literatura Infanto-juvenil, atingindo tiragem de mais de dois milhões de exemplares, pouca gente sabe que ele era brasileiro. 

Sua ideia era derrubar mitos de que a matemática é muito difícil sendo acessível apenas aos "talentosos". Erradicar o preconceito que a Matemática é um "bicho-papão", uma disciplina sem vida que só exige dos alunos memorização de fórmulas e treinamento.

Trabalhando as obras de Malba Tahan é possível mostrar aos alunos que a Matemática pode ser uma divertida e desafiante aventura podendo ser trabalhada de forma dinâmica e criativa.
Clique na imagem para ampliar
Postarei a solução assim que receber comentários.

Um comentário:

  1. Além de matemático, seria advogado! Não faz partilha/espólio de graça! rsrrsrs...

    ResponderExcluir